segunda-feira, 15 de março de 2010

Magia e bruxaria: da Inquisição ao universo teen

Ah, isso daria uma tese... mas vou tentar resumir!

Já foi o tempo em que o universo da magia esteve associado somente ao mal... Durante a Idade Média, qualquer um que saísse de seus padrões de sociedade era já acusado de feitiçaria, sendo brutalmente torturado e, provavelmente queimado. Mentes geniais como Joana D'Arc e o italiano Giodano Bruno pagaram o preço de desafiar a ordem medieval.

E o Tribunal da Inquisição (criado em 1250) não pegava leve. É preciso relativisar, portanto, o que estão entendendo por "bruxa", pois neste momento a ciência é algo totalmente intolerável.

Entretanto, é durante a guerra fria que a "caça às bruxas" volta à tona. Desta vez, com o mundo bipolarizado entre EUA e URSS, as bruxas são os comunistas.

Aí começa outro período de insanidades e intolerância, pois, tendo como justificativa o combate ao comunismo, os estadunidenses apoiaram golpes de extrema direita em todo o ocidente, nos países latinoamericanos em especial. O grande Charlie Chaplin, mais genial cineasta do século XX, foi obrigado a se exilar em vários países europeus, pois havia sido banido de sua terra natal, por ser considerado "comunista". É importante lembrar que o senador Joseph McCarthy é um grande personagem deste período, também conhecido como mccarthismo.

Se durante a Idade Média bastava denunciar quem você não gostava como feiticeiro, na guerra fria acusar seu desafeto de comunista também era o bastante para ele sumir nos porões de uma ditadura qualquer. Até ele conseguir se explicar (se conseguir), imagina só o quanto o coitado não tinha apanhado...

Bom, mas aí entra na história um certo bruxinho adolescente que arrebatou milhões de fãs em todo mundo. Harry Potter e sua turma, da escritora inglesa J.K. Rowling, fizeram uma parcela da população tradicionalmente chamada de preguiçosa voltar a ler com vontade, abrindo caminho para outros livros como a saga Crepúsculo. Eu mesmo li até o 4º livro e assisti todos os filmes!

Não que a bruxaria tenha perdido seu contorno de "magia negra", mas agora também pode ser usada para combater o mal.

E é exatamente com essa tônica que este universo se torna atraente aos jovens contemporâneos, que se divertem, se emocionam e são surpreendidos pelas aventuras de Potter, Hermione Granger e Ronnie Weasley pelos arredores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, contra o lord das trevas Voldemort.

Veja bem, tudo o que envolve o oculto, sobrenatural, nos fascina! Esta é a razão pela qual lemos e assistimos romances sobre vampiros e bruxos, maus ou não, filmes de terror, suspense, etc.

O mesmo caminho pode ser feito com os vampiros... Já parou pra pensar quantos filmes e livros com personalidades diferentes? Desde os vários Dráculas, sanguinários, aos da família de Edward Cullen, "politicamente corretos"...

Abraços!!

Alessandro Santana

8 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Os textos estão muito bem escritos!

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiiiiiiiiiii,tah muito bom,e fala desde a idade média ate a conteporanea que e o que estamos estudando agora..........perfect...

    ResponderExcluir
  3. ta tudo muito bem escrito e tudo muito bem contado, gostei, me amarro nessas histórias. *-* parabéns pelo blog :*

    ResponderExcluir
  4. Eu sou da turma de preguiçosos,que só lê esses livros com Herry Potter e Crepúsculo, eu adora coisas sobre naturais, e adorei esse texto, e bom saber com o era diferente o contexto de bruxos.

    Adorei :)

    ResponderExcluir
  5. Crepusculo é uma palhaçada, não tem como vampiros serem "bonzinhos",é como querer transformar assasinos em bons samaritanos.

    ResponderExcluir
  6. Haha concordo contigo! O melhor filme sobre vampirs feito até hoje é "Drácula", dirigido por Francis Ford Coppola!

    ResponderExcluir