quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Independência... Ou morte?


"Independência ou morte!". Todos nós já ouvimos falar na escola de um heróico 7 de setembro de 1822, quando o valoroso D. Pedro I empunhou sua espada e nos libertou de Portugal. 


Romantismos históricos à parte, é preciso desconstruir alguns mitos, o primeiro deles, em relação a "como" aconteceu esse fato histórico. Segundo aponta a historiografia recente, o real 7 de setembro de 1822 pouco tem a ver com o retratado nesta tela de Pedro Américo (acima). D. Pedro e sua comitiva voltavam de Santos, onde o príncipe regente havia se encontrado com políticos e costurado alianças em favor da ruptura com Portugal. Voltavam ao Rio de Janeiro quando, dizem, uma tremenda dor em sua nobre barriga (talvez tenha abusado dos espetinhos de camarão à beira da praia), obrigou Pedro a fazer um pit stop às margens do riacho Ipiranga.

Neste momento, emissários de José Bonifácio, seu mentor político, e da princesa Leopoldina alcançaram a comitiva para entregar uma mensagem bombástica vinda da Europa, segundo a qual Pedro recebia um ultimato onde perdia todos os poderes de regente e deveria voltar urgente ao seu país. Ao ler, D. Pedro talvez tenha pensado "não quero voltar pra Portugal....". Pense no cenário. Ao invés de belos cavalos, suas montarias eram jumentos, mais apropriados aos desníveis e curvas do caminho; Ao invés de trajes de gala, vestiam algo parecido com guarda-pó; Aliás, até mesmo essa famosa comitiva era bem reduzida, não passando de umas 10 pessoas.

Isso é muito importante: 7 de setembro é apenas uma data simbólica, não havendo um heroico "grito do Ipiranga". Quem na realidade articulou e financiou a separação entre "Brasil" e Portugal foi José Bonifácio de Andrada e Silva, juntamente com os senhores de engenho do nordeste, a quem mais interessava o fim das relações coloniais. Como príncipe regente, D. Pedro vislumbrou no movimento golpista uma possibilidade de assumir o poder por aqui sem precisar se submeter às ordens de seu pai, por isso foi colocado à frente.

Entretanto, isso não desmerece o feito notável que foi a nossa independência. Com apenas 23 anos Dom Pedro precisou assumir a função de regente de um território que mais se parecia com uma bomba relógio, cheio de conflitos prestes a explodir. Em geral, no Brasil não se falava em ruptura com a metrópole, mas sim em manutenção da condição de "Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves", mas devido à truculência do parlamento português que insistia em querer recolonizar o Brasil, a completa separação acabou se tornando inevitável, e o então príncipe se viu na cabeceira do movimento.

Separar o Brasil de Portugal não deve ter sido tão difícil perto da tarefa mais difícil que estava por vir, construir um país do nada, que já nascia falido, controlar uma dezenas de conflitos internos e ainda defender o país de potências estrangeiras. Como diz Laurentino Gomes, tinha tudo pra dar errado! Sem dinheiro e sem exército, a coisa ia de mal a pior...

Com 24 anos, em 1822, o hiperativo, epilético, mulherengo ("demonão", como assinava suas cartas para a amante Marquesa de Santos. A vida pessoal amorosa de D. Pedro rende um post a parte...), autoritário e impulsivo Dom Pedro passou a acumular também a função de imperador, que exerceu de modo tão contraditório que já em 1831 precisou renunciar o trono, pois já não havia mais clima pra ele governar por aqui.

Pessoalmente, Pedro e José Bonifácio tinham um projeto de nação muito progressista para a época, como o fim da escravidão,o que acabou não se concretizando totalmente devido à incapacidade do imperador de se submeter ao parlamento e também aos conflitos de interesses entre as elites brasileiras. Outro ponto interessante da nossa independência é também o fato de que, mesmo com tantos conflitos separatistas pipocando em todas as regiões do país, o Brasil conseguiu manter uma unidade territorial, não se fragmentando como todos os outros países da América espanhola.

Você deve estar se perguntando, neste momento: "então esse 7 de setembro e o grito do ipiranga é uma grande mentira?". Eu te respondo: Mais ou menos. Mais do que nos separar de Portugal, era necessário criar uma nação e construir uma história - heróica - que justificasse este feito. Sem querer complicar muito, é o que a filósofa Marilena Chauí denomina "mito fundador". Como eu disse acima, a história real foi bem diferente daquela romanceada, mas nem por isso menos interessante.. Foi importante ficarmos "independentes" de Portugal? Claro que sim, isso é inegável. Entretanto, como você pode ver, isso foi um processo que pouco tem a ver com a heróica história tradicional tão propagada por professores e pela mídia.

"Independência" também é um termo um tanto questionavel, pois ficamos livres de Portugal, mas ficávamos cada vez mais dependentes dos interesses ingleses, e depois do $$$ dos EUA. Hoje o Brasil é independente? Mas isso já é uma outra história...

Abraços a todos!!!!

Alessandro Santana

ALUNOS DOS 8º ANOS: RESPONDAM NOS COMENTÁRIOS A SEGUINTE PERGUNTA E GANHE UM PONTO EM HISTÓRIA COM O PROFº ALESSANDRO: ESCREVA UMA FRASE EM ATÉ 140 CARACTERES RESPONDENDO À PERGUNTA "O QUE É INDEPENDÊNCIA PARA VOCÊ"? 

MAS ATENÇÃO, TEM QUE CAPRICHAR NA FRASE PRA ELA VALER O PONTO...

PS: NÃO ESQUEÇA DE SE IDENTIFICAR!




49 comentários:

  1. A independência do Brasil foi um fato histórico.foi marcado por como o brasil estava no momento, Dom Pedro I com 23 livro da sua maior escravidão.

    João Vitor Fanticheli Oliveira nº15 8ºC

    ResponderExcluir
  2. A independencia foi a libertação do Brasil a Portugal, porque o povo brasileiro estava cansado de vender e comprar ao preço que eles queriam, isso prejudicava o pais, e também por ser um pais dependente, a independencia foi importante pro Brasil virar uma republica, que nem é hoje
    Lucas Virginio de Oliveira Nº26 8ºB

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Independência é a desassociação de um ser em relação a outro, do qual dependia ou era por ele dominado. É o estado de quem ou do que tem liberdade ou autonomia.
    Rafaela Ribeiro 8ºB Nº32

    ResponderExcluir
  5. a Independência pra min foi uma das coisas mais interessantes que ocorreram no passado.
    mais como meu professor falou hoje na aula,Dom Pedro nao estava em cima do cavalo com postura de um herói como todos falamos uns para os outros...mais não aconteceu desse jeito.

    Felipe Morgado 8ºA Nº37

    ResponderExcluir
  6. Pra mim a independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

    Como o professor mesmo disse existiram muitas outras tentativas anteriores e muitas pessoas morreram na luta por nosso pais,como o conhecido Tiradentes que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país.Inconfidência Mineira.

    (Gabriel Santos 8°A)

    ResponderExcluir
  7. Opa, só uma retificação: Eu não disse que o Tiradentes morreu pra "defender a liberdade do nosso país", mas que a inconfidência foi um capítulo da história brasileira. Entretanto, os caras queriam liberdade e autonomia pra eles próprios, não para o país inteiro. Tiradentes, por sua vez, teve grande participação no movimento, mas todo este mito em torno dele foi criado muitos anos depois, pelo governo republicano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. professor.....eu n entendi direito.....

      pq D.Pedro sai do poder e deixou seu lugar para seu filho??

      Excluir
  8. Independência é ter liberdade para fazer o que quiser e pensar o que quiser ,fazer o que quer da vida sem dever nada a ninguém .

    ResponderExcluir
  9. A Independencia pra mim é não ser mais governado por outro pais, ser liderado por outro pais.
    Ser livre pra vender e comprar de qualquer putro pais e não um só como foi o caso do Brasil no passado.
    Matheus Daniel Nº 28 8ºB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so uma correção Independencia pra mim é não ser mais governado por outro pais. ser liderado por outro pais saiu sem querer

      Excluir
    2. idependencia um acontecimento que separou portugal de brasil,mas mesmo assim continuou sendo gorvernado so por D. Pedro, que disse
      -não queremos mais nada de portugal.
      obs:o grito do ipiranga foi ironizado.
      e só foi reconhecido apos 3anos deste "grito do ipiranga" com um acordo.
      e só depois de muito tempo ele não teve mais mornarquia.

      Angela M. Li nº05 8ºB

      Excluir
  10. A independência pra mim é uma desassociação de um ser em relação a outro.Também é uma coisa boa porque Você se sente livre para vender,comprar e fazer o que quiser.e por não obedecer a outros!!!!
    Tatiana Yupanqui Nº 34 8ºB

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente para mim, Independência foi o fenômeno que ocorreu para que o Brasil fosse o que é hoje...talvez..Destino??
    (Bruno Ponciano-8A)

    ResponderExcluir
  12. Acho que Independência é tudo aqui que se desprende, que é ser dono de si mesmo, é você não ter que depender de outro país ou de uma ordem para você ser capaz de fazer algo e foi o que aconteceu com o Brasil, o povo não queria ordens, o povo queria agir, queria ser Independente.
    (Eduarda Oliveira 8º A)

    ResponderExcluir
  13. Independência é não ter que depender do "outro".
    Mesmo não sendo aquele 7 de setembro que a maioria pensava que era, não diminui o valor do fato. Hoje digamos que somos livres... pelo menos de Portugal.
    Maria Clara dos S. Souza 8 A n 24

    ResponderExcluir
  14. Independênia é ter liberdade de fazer qualquer coisa. Nós sabemos que o 7 de setembro não aconteceu realmente, mas foi um mito baseado numa verdade e se não tivesse acontecido o que aconteceu hoje o Brasil não seria como é.
    Maria Rita Toledo 8º A nº 25

    ResponderExcluir
  15. Independencia é ser livre,ter liberdade para fazer oque quiser..O Brasil queria ser livre,não prescisar de ninguem.Fazer oque quiser e quando quiser ! Ser independente é não prescisar de ninguem,se virar sozinho !
    Beatriz Sarlo 8ªB nº 07

    ResponderExcluir
  16. Independência é ser livre, não é bem o nosso caso, e D.Pedro foi um oportunista, eles se aproveitou da situação para não se submeter ao seu pai, o Rei.Matheus Carvalho R. de Barros, 8º profª Joice Belini, Guararapes.

    ResponderExcluir
  17. independência é você poder fazer o que quiser, quando quiser.
    com o país não é diferente. só que em vez de ser uma única pessoa, são várias. todas convivendo em conjunto. todas querendo fazer o que deu na telha, sem ter que se importar com regras e restrições, ter o direito de ir e vir.
    antes, era importante porque, além de ter toda a história do comércio para o exterior, etc, tinha essa do nosso "herói demonão" também querer ser independente dos caras de portugal e, com isso, tornar o Brasil oficialmente um país.

    Isabela do Vale - 8º ano B - nº19

    ResponderExcluir
  18. Independência na sua forma histórica reprensentou a liberdade do nosso pais, na minha opinião Independência significa ser livre seguir seu proprio caminho e cuidar do seu mundo

    GRAZIELLE INGRID - 8°B - N°14

    ResponderExcluir
  19. bem para mim e para todos os brasileiros isso "independencia ou morte" nao existiu tudo isso nao passa de uma farça "uma mascara que caiu ". Para mim a independencia significa ser livre,nao ter preconceito,sem ser rasista,homofobia e etc,seguir seu propio caminho sabendo que vc e livre e pode fazer muito mais para poder mudar o mundo ! (Nicolas Mariano nº30 8ºano B)

    ResponderExcluir
  20. PARA MIM INDEPENDÊNCIA É UM DIREITO QUE TODOS TEMOS, UM DIREITO DE TERMOS NOSSAS PRÓPRIAS GLORIAS. SER INDEPENDENTE É SER LIVRE.
    ABRAÇOS
    TIAGO SANTOS 8º A

    ResponderExcluir
  21. para mim a indenpendencia foi muito estranho pensei que ele falava direitinho mais não foi tudo muito loco vardade e mais legal do que do jeito certinho

    abaços
    antonio pontes n4
    8 ano A

    ResponderExcluir
  22. Para mim independencia e o que aconteceu de mais importante com o nosso pais, pois foi o que nos obrigou a crescer.Se nao fosse fosse aquele 7 de setembro(heroico ou nao) nos nao seriamos livre
    Leandro Augusto Bacelar N°: 23 8° Ano B *-*

    ResponderExcluir
  23. Idependecia para mim é não ser dependente de alguem ou alguma coisa, por exemplo, quando nós crescemos viramos independentes em relação ao nossos pais...
    Ana Elisa de Oliveira
    N4 8 ano C
    Não se esquece do meu pontinho prof.

    ResponderExcluir
  24. Para mim independência é alguém que não depende de outra pessoa ou de algo. Ex: Agora posso fazer oque quiser sem dar satisfações á ninguém,sou independente.
    Ana Flavia Rocha
    N:5
    8ºC

    ResponderExcluir
  25. Independência,pra mim,é um sentimento como a liberdade,a qual pode ser ou não bom pra nossas vidas,mas que é fundamental pra todo mundo.No caso daquele tempo,foi o melhor não só para o povo e para o "Demonão" (kkk) mas tbm para a história do nosso país!
    Larissa Faria Cardozo nº19 8ºA

    ResponderExcluir
  26. Pra mim independência é ser livre para fazer o que quiser, se bem com a nossa idade a nossa mãe não vai deixar fazer tudo "óbvio",mas eu acho que era isso que o D.Pedro quis ser independênte para fazer o que quiser e qundo tivesse vontade,acho que o Brasil também virou independênte para as pessoas fazer as coisas boas mas as ruins foi uma consequência que nos tivemos.(Kenji Hino nº21 8ªb

    ResponderExcluir
  27. Independência pra mim é fazer a minha vontade sem depender de modo algum de ninguém tanto fisicamente, financeiramente ou pessoalmente. (Bianca Laís Nº7 8ªC)

    ResponderExcluir
  28. Independência pra mim é um ato de liberdade, e se não ocorrese a Idependência nós não estariamos aqui hoje talvez...
    E por ter ocorrido a Independência deichou a história do Brasil mais interessante.

    Nome:Gabriel Fernandes nº12 8ºA

    ResponderExcluir
  29. A INDEPENDENCIA FOI UM ATO DE ALÍVIO PARA O POVO BRASILEIRO POIS MUITOS NÃO QUERIAM RECEBER ORDENS DE PORTUGAL E NEM COMPRAR COISAS A PREÇOS QUE ELES QUERIAM E NEM VENDER A PREÇO QUE ELES TAMBEM QUERIAM


    GABRIEL MARCOS 8° N°13

    ResponderExcluir
  30. bom acho que aindependencia é uma coisa que conquistamos grassas ao D.Pedro(demonao) que nao gritou idependencia ou morte !
    falou coisas a mais , que na hora stav com uma baita caganeira , entao somos livres sem fazer coisas que Portugal mandava ...

    Giovanna Troni 8°A N°13

    ResponderExcluir
  31. a idependencia pra mim é um ato historico que acontesseu por D.Pedroque nos libertou de Portugal que nos tratava como escravos , querendo que fizessimos as coisas do jeito que eles mandavam...

    Larissa Gabriele 8°A N°20

    ResponderExcluir
  32. Na minha opinião independência é você poder fazer o que quiser e quando quiser ,como todos já sabemos o 7 de setembro é um mito que foi baseado em verdade e se esse mito não tivesse sido lançado o Brasil não teria seguido seu próprio caminho e os dias atuais seriam horríveis pois não teriamos a liberdade que temos hoje !

    Níckolas Tobias Inouye n° 29 8° ano C

    ResponderExcluir
  33. Independência pra mim é ser livre e ao mesmo tempo cuidar das suas próprias responsabilidades,sem precisar depender dos outros.Mas para sermos independentes precisamos lutar por isso, igual o Brasil para conseguir ser um país Livre.

    Igor Braga Fernandes Nº17 8ºB

    ResponderExcluir
  34. Independência pra mim e sermos independentes de Portugal.É termos nossos compromissos,obrigações,responsabilidades e liberdade para ir onde quisermos.É fazermos o que quisermos sozinhos para sentir o que é ser independentes,livres,sem nenhuma pessoa para falar coisas pra você.
    Algumas pessoas usam a liberdade para ser traficantes ou usuários de droga mas por não uma coisa boa é independência,liberdade para ser o que quiser.
    Somos independentes e livres para fazer o que quiser então temos que aproveitar até o ato de correr na rua e outras coisas.
    Se o Brasil não fosse Independente de Portugal não seria esse país lindo e não teria essa independência que temos hoje.
    Somos livres então temos que aproveitar isso!
    Abraços
    Willians Junior
    8ºA
    Nº36

    ResponderExcluir
  35. Pra mim foi um fato muito importante no nosso país, que nos trouxe a "liberdade" de expressar nossas opiniões e termos os nossos direitos.

    Júlia Caroline Ribeiro 8°C n°17

    ResponderExcluir
  36. pra mim foi uma coisa muito importante porque se o brasil nao fosse um pais independente conserteza nao seria essa grande nação que e hoje.(jessé b.rocha 8ano A)

    ResponderExcluir
  37. Para mim a Independência foi um ato de D.Pedro I que nos possibilitou o direto de sermos livres. Graças a isso, nós não precisamos de permissão para fazer o que queremos, somente precisamos ter consciência disso.
    (Suelen de Fátima da Silva 8ºano A)

    ResponderExcluir
  38. Pra mim ser independente é ser livre e não depender de ninguém poder fazer o que quiser mas sempre lembrando das consequências. Não foi aquela coisa heroica "Independência ou morte" mas foi sim uma coisa que marcou nossas vidas com o simbolo da independência. Ser livre de Portugal foi mesmo uma coisa muito heroica por meio do Demonão que nos libertou desse meio de vida e nos trouxe um novo meio de vida um novo mundo que o povo comanda não um rei.
    Isso é a independência para mim dizer que não dependemos de ninguém somos livres e lutaremos por isso até a morte.
    João Vitor da Costa e Silva Nº20 8ªB

    ResponderExcluir
  39. ser indepedente é mais do que poder fazer o que vc quiser é ser simplesmente livre.as veses parece que somos livres, mas muitas vesses nao somos.
    somos livre e ao mesmo tempo presos a ditadura de pensamentos iguais.
    uma coisa que eu percebi foi que para ser idepedente precisa ter uma atitude idepedente e foi isso que D.Pedro faz.
    apesar de "nossa historia da indepedencia " nao ter sido tão heroica foi preciso e fez muita diferença!


    Luana Bispo da Silva n:21 8 ano C

    ResponderExcluir
  40. Para mim Independência foi o ato de D.pedro que nos fez livres de portugual nos possibilitando a permissão de fazer o que quiser,sem depender de ninguém e tem consciência do faremos.(Ana Caroline dos S. C. N°01 8°A)

    ResponderExcluir
  41. A independência pra min foi o Brasil ser livre de Portugal para crescermos sozinhos, antes o Portugal mandava em tu do que fazíamos, no preço do que comprávamos e no preço do que vendíamos e ale´m disso só podíamos comprar coisas do Portugal no preço que eles vendiam...a independência não foi um fato histórico mas fez nós sermos oque somos hoje , um país comandado pelo povo e não por um rei ainda mais como o "demonão"
    (Albert Fagner Camargo Da Silva 8ºB Nº1)

    ResponderExcluir
  42. Independência é ser livre em todos os sentidos possíveis que a expressão pode ter.
    Precisamos ser independentes, sendo responsáveis!
    D.Pedro lutou pela Independência do Brasil,que aliás é um dos fatos históricos mais importante de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política para sermos um país livre, precisamos saber usar essa liberdade.

    Letícia Silveira, 8ºA Nº21

    ResponderExcluir
  43. Independência é ser livre. Precisamos ser independentes, sendo responsáveis! D.Pedro lutou pela Independência do Brasil para sermos um país livre, precisamos saber usar essa liberdade.

    Letícia Silveira 8ºA Nº21

    Acho que agora deu hahaha

    ResponderExcluir
  44. Pra mim a independência foi um ato de Dom Pedro I que possibilitou pra gente o direito de ser livre! E foi uma coisa muito importante porque isso nos trouxe a "liberdade" de termos nossos direitos e expressar nossas opiniões.

    Daniele Santos 8ºA nº08

    ResponderExcluir
  45. professor isso me ajudou a estudar pra prova obrigada
    Amanda 8°c

    ResponderExcluir