domingo, 14 de março de 2010

Considerações sobre a imprensa brasileira

Que aproveitar este espaço para manifestar minha indignação e meu repúdio à grande parcela da imprensa brasileira, prostituta dos interesses econômicos. São esses mesmos grupos que anteriormente defendiam a ditadura militar, Globo e Folha por exemplo, que hoje se transvestem de democráticos, sempre ao lado de quem detém o poder, nunca do bem comum.

É uma vergonha o que estão fazendo no caso da paralização dos professores, aliás, o que sempre fizeram. Estive sexta passada em São Paulo (12/03) e sei o que vi, parte da Av. Paulista e toda Av. da Consolação completamente tomadas, com as pessoas nos prédios particulares e públicos, em ônibus e carros demonstrando apoio à passeata. Até mesmo policiais militares, apesar de estarem para "manter a ordem", reconheciam a justiça do movimento. Calcula-se que algo em torno de 40 mil estiveram presentes.

No entanto, o que saiu na mídia... Que menos de 1% dos professores estão em greve, e que menos de 8 mil estiveram na passeata. Não estou maluco sei o que vi, e que a descarada manipulação da verdade e dos fatos atingiu níveis absurdos!

Semana passada, o senhor governador, que de tão ridículo ignoro o nome, afirmou que a culpa das notas tão baixas no SARESP de matemática era dos professores... Ora, governador, se você continua afirmando que a maioria dos professores concorda com suas medidas autoritárias, quem é que não sabe fazer contas nessa história?

Este é um espaço democrático... Se concorda ou não com minha opinião, por favor, deixe seu comentário...

Abraços!

7 comentários:

  1. Ale, seu blog é ótimo! Adorei seu post sobre Avatar e este ultimo sobre a imprensa. Concordo plenamente. Esses dias até li uma reportagem dizendo que a Globo aposta mais na burrice do brasileiro do que na sua vontade de aprender, pois ao invés de mostrar as Olimpiadas de Inverno (as quais ela sempre teve os direitos mas nunca passou), prefere colocar, por exemplo, o BBB no ar...esse programa lixo que nada acrescenta. Ela perdeu pra Record, que as exibiu e teve muita audiência, pois o brasileiro tambem é curioso e gosta de aprender coisas novas, e este evento é algo inusitado aqui. No final, perguntaram pra ela porque não havia nem sequer citado as Olimpiadas nos seus telejornais, muito menos nos programas de esporte. Ela, então, burramente, respondeu: "Não houve nenhum fato importante para ser tratado neste assunto". Sendo que um atleta chegou a falecer num acidente de sua prova(nada importante né!!!!!) Fala sério!!

    Aguardo seus próximos posts!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dalila, muuuuuuuito obrigado pelo comentário!

    Nossa, Big Brother é terrível, é uma afronta à inteligência do brasileiro! Todos param para ver e julgar quem é falso quem não é, quem é bom ou mal, sabem tudo sobre os outros e se esquecem de cuidar da SUA PRÓPRIA vida.

    Isso tem nome: Pão e circo! Cortina de fumaça que mantém o povo "entretido" com coisas fúteis enquanto nossos governantes picaretas fazem o que querem com o Brasil...

    ResponderExcluir
  3. Ninguém merece essa imprensa brasileira! Os caras são é uns vendidos...

    ResponderExcluir
  4. Caro Professor,

    a distorção midiática não é coisa nova. Há um documentário de 1993 intitulado de "Muito Além do Cidadão Kane" (Beyond Citizen Kane) que mostra um pouco da manipulação que a Globo fez. É interessante notar que o próprio documentário é um pouco tendencioso e não é raro ver alguém da esquerda o usar para se fazer de coitadinho, contudo é uma boa amostra do poder que uma emissora de TV pode exercer.

    O desrespeito com os professores vem de longe também. Infelizmente, criou-se uma mentalidade que não considera mais o professor como uma autoridade, como um Mestre.

    Não gosto de citar a revista Veja, mas leia esta pequena matéria sobre a educação em Cingapura: http://veja.abril.com.br/030609/p_102.shtml

    Sei que é meio clichê comparar países ditos desenvolvidos com o Brasil, mas é difícil não notar tamanha diferença.

    Mas pelo visto a maior preocupação mesmo do povo é saber o que está acontecendo no BBB.

    Ah, e o blog está ótimo professor, parabéns! Acompanharei sempre!

    Jonas L.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jonas, me surpreendi com seu comentário... parabéns!

    Com certeza, não há mocinhos e vítimas nesta história, pois a parcialidade é inerente ao ser humano. Este é, inclusive, o principal paradigma do jornalismo: até que ponto buscar uma neutralidade se em tudo que fazemos tendemos a algo?

    Aí entra a ética! Justamente o que mais falta para nossa imprensa... Não é por que tenho uma percepção de sociedade mais à esquerda ou direita que vou manipular os fatos e a verdade, isso é mentir! Isso não é jornalismo sério.

    Assisti "Muito além do cidadão Kane" durante a faculdade, e achei ótimo! Dá pra gente analisar de uma maneira mais ampla como os grupos jornalíticos, não só a Globo, estão intimamente ligados com interesses econômicos, através de inúmeras concessões e privilégios.

    A partir daí entendemos as razões de um comportamento como o da Folha de SP, citada no post...

    ResponderExcluir
  6. Folha de São Paulo, Estadão, Veja, Rede Globo, enfim... Está mais q estampado e tatuado a vinculação destes com a classe política-econômica dominante... de tão assustados com a ascensão de governos mais populares na América Latina, passam a atirar para todos os lados... e é aí q a mágica acontece: governos democraticamente eleitos transformam em governos golpistas, movimentos sociais transformam em "badernas de pessoas que não gosta de trabalhar", problemas da Educação transformam em culpa aos "maus" professores, e a última mágica: 60% transforma em 1%... Precisamos dizer basta a tudo isso!!! Esses meios de comunicação não expressam o nosso pensamento... expressam senão, a de uma classe dominante anciosa por recolocar as coisas no lugar!!!
    Abraço Alessandro... Parabéns pelo Blog!!!

    ResponderExcluir
  7. Errata: 60% não!!! 80% dos professores já aderiram a greve no Estado de S. Paulo, conforme consta em alguns meios de comunicação livres dos grilhões da manipulação midiática...

    ResponderExcluir