segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

2012: O ano do fim do mundo... pra alguns.


Pouco depois da morte de Jesus Cristo, os apóstolos gritavam no deserto que logo o Messias voltaria para fazer o grande julgamento da humanidade. Com o tempo o tom imediatista foi deixado de lado e as previsões  estendidas a um tempo futuro, ainda incerto. No ano 1000, devido a um trecho da bíblia que "previa" a libertação de Satanás (gatinho da bruxa do 71 rsrsrs) após 1000 anos, houve comoção geral e um grande medo em torno da vinda do Anticristo. E o mundo não acabou...

Mais recentemente, todos se lembram dos anos 2000 / 2001 e a virada do 3º milênio, quando as teorias do apocalipse voltaram com força total, e muitos inclusive chegaram a se suicidar de medo... pra eles não tenho dúvida que o mundo acabou. Hoje a paranóia é em torno da data 21 de dezembro de 2012 e o possível fim do mundo.

 Resumindo, profecias apocalípticas sempre estiveram presentes ao longo da história, e o que une as une, sejam as medievais ou recentes, é uma visão muito limitada da realidade e uma imensa falta de capacidade de interpretação de textos, que leva a fundamentalismos religiosos e atitudes extremamente imbecis.


De fato os Maias foram o povo mais desenvolvido do continente americano antes e depois da chegada do europeu, no século XV, com imensos conhecimentos tanto em engenharia, matemática, astronomia, medicina, etc. Possuíam um calendário lunar, utilizado para marcação das estações do ano e épocas de colheita e outro com precisamente 365 dias. Eles habitaram regiões no norte da América Central e sul do México, locais extremamente frágeis geologicamente, o que causa com relativa frequência tremores de terra, furacões, tornados e tufões, e já há muitos séculos conseguiam se antecipar a estas catástrofes apenas com conhecimento e observação dos astros e da natureza, o que hoje os cientistas fazem com grandes equipamentos tecnológicos.

Desta forma, os Maias compreendiam a vida da Terra e deles próprios a partir de ciclos, e o ano 5.125 (5.125 anos e 36 dias) de seu calendário marcaria uma transição de Eras particularmente turbulentas. Segundo adaptações do calendário Maia para o nosso, esta data seria 21/12/2012, e isso bastou para que a imaginação de uns e a ingenuidade de outros fosse à velocidade máxima.

Perceba, em nenhum momento se pronuncia na sociedade Maia a expressão "fim do mundo", tampouco a ideia de um "juízo final". Isso fica a cargo do cinema de Hollywood e do mercado editorial, com romances explorando cada ponto da imaginação popular. Portanto, fique tranquilo, não sabemos o dia de amanhã e a menos que aconteça alguma tragédia, você verá o ano 2013 e ainda dará muita risada de todo esse povo com medo do apocalipse, assim como já rimos dos que acreditavam no fim do mundo em 2000.

Follow me os bons!! www.twitter.com/ale_historiador

Abraço!!

Alessandro Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário