terça-feira, 7 de setembro de 2010

Viva a Independência?!

"Independência ou morte!". Todos nós já ouvimos falar na escola de um heróico 7 de setembro de 1822, quando o valoroso D. Pedro I empunhou sua espada e nos libertou de Portugal.

Romantismos históricos à parte, é preciso desconstruir alguns mitos, o primeiro deles, em relação a "como" aconteceu esse fato histórico. Segundo aponta a historiografia recente, o real 7 de setembro de 1822 pouco tem a ver com o retratado nesta tela de Pedro Américo (a cima). D. Pedro e sua comitiva voltavam de Santos, onde o príncipe regente havia se encontrado com a bela Domitila, a Marquesa de Santos. Voltavam ao Rio de Janeiro quando, dizem, uma tremenda dor em sua nobre barriga (talvez tenha abusado dos espetinhos de camarão à beira da praia), obrigou Pedro a fazer um pit stop às margens do riacho Ipiranga.

Neste momento, emissários de seu pai, D. João VI, alcançavam a comitiva para entregar a mensagem do Rei. Ao ler, D. Pedro talvez tenha pensado "não quero voltar pra Portugal....". Pense no cenário. Ao invés de belos cavalos, suas montarias eram jumentos, mais apropriados aos desníveis e curvas do caminho; Ao invés de trajes de gala, vestiam algo parecido com guarda-pó; Aliás, até mesmo essa famosa comitiva era bem reduzida.

Isso é muito importante: 7 de setembro é apenas uma data simbólica. Quem na realidade articulou e financiou a separação entre "Brasil" e Portugal foi José Bonifácio de Andrada, juntamente com os senhores de engenho do nordeste, a quem mais interessava o fim das relações coloniais. Como príncipe regente, D. Pedro vislumbrou no movimento golpista uma possibilidade de assumir o poder por aqui sem precisar se submeter às ordens de seu pai, por isso foi colocado à frente.

Ao contrário de outro países, aqui não teve necessariamente uma "revolução". Nossa independência foi conquistada mediante pagamento de pesadas indenizações aos cofres de Portugal, e à repressão de isolados conflitos entre brasileiros e portugueses inconformados.

Você deve estar se perguntando, neste momento: "então esse 7 de setembro e o grito do ipiranga é uma grande mentira?". Eu te respondo: Mais ou menos. Mais do que nos separar de Portugal, era necessário criar uma nação e construir uma história - heróica - que justificasse este feito. Sem querer complicar muito, é o que a filósofa Marilena Chauí denomina "mito fundador".

"Independência" também é um termo um tanto questionavel, pois ficamos livres de Portugal, mas ficávamos cada vez mais dependentes dos interesses ingleses, e depois do $$$ dos EUA. Hoje o Brasil é independente?

Foi importante ficarmos "independentes" de Portugal? Claro que sim, isso é inegável. Entretanto, como você pode ver, isso foi um processo que pouco tem a ver com a heróica história tradicional tão propagada por professores e pela mídia.

Gostou? Deixe um comentário e me siga no twitter: www.twitter.com/ale_historiador

ALUNOS: RESPONDAM NOS COMENTÁRIOS A SEGUINTE PERGUNTA E GANHE UM PONTO EM HISTÓRIA COM O PROFº ALESSANDRO: ESCREVA UMA FRASE EM ATÉ 140 CARACTERES RESPONDENDO À PERGUNTA "O QUE É INDEPENDÊNCIA PARA VOCÊ"?
PS: NÃO ESQUEÇA DE SE IDENTIFICAR!

7 comentários:

  1. independencia é uma puta falta de sacanagem KKKKKK beijos

    ResponderExcluir
  2. independência é você ter a Liberdade,na minha opinião ser independente é mandar em si próprio sem a interferência de outra pessoa. Larissa Kelly 1ºB

    ResponderExcluir
  3. Como diria a velha Dercy, independência é a puta que o pariu! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Independencia é você não precisar de ninguem mandando vc fazer algo
    Exemplo:Você sai da casa da sua mae porqe vc qer ser independente tipo vc qer agir sozinho sem ter qe pedir permissao sobre akela coisa

    ResponderExcluir
  5. É não depender da interferencia de outras pessoas em situações em sua vida!Mas depender de pais no caso de R$ e outros é inevitável...
    Paloma campos 7ºB

    ResponderExcluir
  6. Independencia é ser autosuficiente, ter consciencia das necessidade, direitos e deveres; na minha opinião exige uma boa dose de maturidade

    ResponderExcluir
  7. Pra mim a indepedência é a relação de um ser ao outro,do qual dependia ou era por ele dominado.É o estado de quem ou do que tem liberdade ou autonomia.

    Paloma Alves 7°B

    ResponderExcluir