terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Professor: "Dom Quixote" de hoje em dia


Na história do espanhol Miguel de Cervantes, Dom Quixote é um fidalgo idoso que, de tanto ler antigos romances de cavalaria, enlouquece e sai pela região de La Mancha imaginando viver as aventuras que antes havia lido nos livros.

Em sua louca jornada, ao lado do fiel escudeiro Sancho Panza e seu cavalo Rocinante, vive hilárias situações, lutando contra moinhos de vento pensando que são gigantes, salvando "lindas" donzelas em perigo, etc, porém sem nunca perder a fé de que está está fazendo um trabalho bastante útil e necessário, além de nunca duvidar que ainda podia haver bondade nas pessoas.

Na realidade, apesar da sátira de Cervantes aos romances cavaleirescos medievais, há também uma dura crítica a uma sociedade que insiste em classificar como "louco" qualquer um que ouse sair de seus medíocres padrões pré-estabelecidos.

É em momentos como este que penso se realmente vale a pena ser professor, se quero seguir nessa cruzada. Infelizmente vivemos em um país em que muito pouco se investe em educação, onde ela é sucateada e tratada sem o mínimo de respeito. Uma real valorização do professor vai muito além de melhores salários, passa invariavelmente por uma mudança de postura da parte de nossos governantes, de respeito a essa classe tão maltratada e tão necessária. Por mais otimista que eu seja, sinceramente, não espero uma mudança como essa nas próximas décadas...

Respeito também que falta da parte de muitos alunos, que também vivem reclamando da sorte por estudarem em escolas públicas, sendo visivelmente prejudicados tendo em vista alunos de particulares, mas que simplesmente abrem mão da oportunidade de aprender alguma coisa quando encontram um professor "Dom Quixote" querendo ensinar. Tão-somente o ignoram...

De quem é a loucura maior nesta questão, de um professor levando a sério sua profissão ou de um aluno que abre mão de seu direito de aprender? Difícil saber. Até onde nos levará nossa jornada "quixotesca", contra tudo e contra todos, rumo a uma educação decente e um país melhor? Só o tempo dirá...

Abraços

Alessandro Santana

Renascimento!

Fala galera do 2º ano!

Já que estamos falando em renascimento, para abrir o apetite, aí vai um pouco de música e um panorama deste período tão rico da nossa história... Imagina só vivendo na mesma época, Da Vinci e Michelângelo, Galileu, Dante, Shakespeare, Camões, e tantos outros gênios da humanidade!





Grande abraço!!!

Alessandro Santana


O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

A cobiça envenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.

Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

(O Último discurso, do filme O Grande Ditador - Chaplin)

sábado, 20 de fevereiro de 2010

"Pré-história" parte I - Paleolítico

Fala galerinha do 1º ano!

Nosso primeiro tema a ser trabalhado este ano é a "pré-história", termo tradicionalmente usado para se referir a todos os momentos vividos pelo homem até a invenção da escrita (entre 4000 e 3500 aC), mas que ultimamente vem sendo bastante contestado devido a sua conotação pejorativa, pois muitas das conquistas deste homem dito "primitivo", e por isso inferior ao moderno, são fundamentais à nossa existência.

Enfim... todo este período, alguns milhões de anos, está dividido em 3 fases muito importantes: Paleolítico, Neolítico e Idade dos metais.

Aqui vai um post sobre cada uma dessas fases, justamente para complementar o que trabalharmos na sala de aula. Fiquem atentos, e se puderem vejam os vídeos, pois eles também poderão servir como resumos, que com certeza os ajudarão na hora da prova.




Grande abraço a todos!!!

Alessandro Santana

"Pré-história" parte II - Neolítico

Pessoal, nossa primeira grande revolução propriamente dita foi a neolítica. Este foi o momento em que os vários grupos que antes eram nômades se tornaram sedentários - eu por exemplo, sou incapaz de correr 100 metros, rsrsrs - possibilitando a formação das primeiras cidades e ainda um grande desenvolvimento científico, com a invenção de técnicas e instrumentos essenciais à nossa vida até hoje, como a roda, além de ferramentas de agricultura e sistemas de irrigação.

Encontrei este vídeo no youtube e achei muito bom. Sua única derrapada é no final, quando diz que foi o último período da chamada "pré-história", ignorando a idade dos metais.




Abraços...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"Pré-história" parte III - Idade dos Metais

Então, seguindo com os vídeos complementares, aí vai um sobre a famosa guerra de Tróia, onde se confundem realidade e mitologia. Importante sempre lembrar que este episódio possivelmente ocorreu durante a Idade dos Metais, onde já percebemos grande variação de armas e equipamentos de bronze e ferro, além da utilização de animais para fins bélicos. Vale a pena assistir esse vídeo e, se quiser, no link (http://www.youtube.com/watch?v=-Pnrsuqzi-8) tem a continuação.




Grande abraço!!!

Alessandro Santana

Bienvenidos!

Galera da EE Joaquim Meirelles, é um prazer imenso estar com vocês este ano!

Como já disse, em nossas aulas, procuraremos explorar a História de uma maneira bem mais divertida, porém bastante crítica e reflexiva. Desta forma, quero aproveitar este espaço para postar textos, imagens e vídeos que enriqueçam ainda mais os conteúdos trabalhados em sala de aula, pois nem sempre será possível leva-los até a escola.

Vamos fazer deste blog um espaço de interação, propondo ideias e sugestões que melhorem nossas aulas. Qualquer dúvida, por qualquer motivo não perguntada na sala, também poderá ser ser respondida por aqui.

Podem postar também comentários sobre as aulas, filmes, séries, etc. A História está em todo lugar...

Enfim... Tudo é História!

Grande abraço!!!

Alessandro Santana